PEQUENOS GRANDES TEXTOS PARA REFLEXÃO
Enquanto professora de Matemática, um dos meus desafios tem sido fazer com que o(a) aluno(a) vença suas dificuldades quanto à leitura, interpretação e compreensão de um problema. Assim, considero muito importante o estudo que fizemos neste módulo. Precisamos de mais alternativas para alcançar nosso aluno, inclusive utilizando as reflexões sobre Leitura Midiática. A seguir mais algumas contribuições a respeito do assunto para movimentar nossas discussões.
Segundo José M. Moran (Moran, 1993):
"A escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os meios
de comunicação, deixando de ignorá-los ou considerá-los inimigos. A
escola também não pode pensar em imitá-los, porque nos meios
predomina a função lúdica, de entretenimentos, não a de
organização, de compreensão do mundo e das atitudes." (p.180)
Por Vivaldo Armelin Junior
"Em pleno século XXI existem políticos que ainda insistem em desenvolver projetos voltados à alfabetização envolvendo apenas a leitura da escrita e a escrita desligada da arte-alfabetização, ou seja, do desenho das letras. Esse descaso dificulta e até impede um desenvolvimento adequado do aluno, não permitindo a construção do conhecimento. Alfabetizar sem proporcionar condições reais não vai levar a nada, como acontece com essas provas destinadas à classificação do aluno sem considerar a comunidade em que ele está inserido. Essas “provas” são ineficazes porque não avaliam e seus resultados são classificatórios. A mesma situação vê-se nesses projetos ineficazes de leitura e escrita dissociadas da Leitura Midiática e a arte-alfabetização."
Nenhum comentário:
Postar um comentário